A SANTA Helena

Biografia

Conheça a biografia do nosso fundador - Dr. Hugo Gurgel

Hugo Bezerra Gurgel nasceu em 28 de agosto de 1922 na cidade de Lavras da Mangabeira no Estado do Ceará.

Filho do comerciante José de Aguiar Gurgel e de Dona Maria Bezerra Gurgel. Com o querido pai aprendeu que é preciso o máximo de todos os esforços para cuidar da educação dos filhos. Da exemplar mãe que teve, herdou o temperamento de brandura e paciência.
 
Os primeiros estudos aconteceram na sua cidade natal, complementados com o curso ginasial como aluno interno do Colégio Cearense na cidade de Fortaleza. Na adolescência partiu para a Bahia, com o desejo de tornar-se médico, profissão que sempre admirou, passando no vestibular no ano de 1940.
 
Formou-se em 11 de dezembro de 1946, e logo em seguida partiu para a cidade de Aracaju-SE, onde já possuía emprego garantido, fruto de uma visita do médico Benjamin de Carvalho, então diretor do Hospital de Cirurgia de Aracaju, ao médico Almir Oliveira, professor de Obstetrícia e também diretor da Faculdade da Maternidade Climério de Oliveira, a procura de um médico para atuar na maternidade sob o seu comando, onde recebeu indicação do seu mestre, amigo e ídolo. A proposta partida do seu querido professor e veiculada com mais uma promessa, tornou-se irrecusável, iniciando seu trabalho em 10 de janeiro de 1947. Sua permanência em Aracaju foi garantida por uma boa receptividade e perspectiva de uma carreira promissora pelo campo de trabalho completamente aberto.  "Verifiquei que a Obstetrícia ainda não estava atualizada, porque o Dr Augusto Leite era forçado a fazer na qualidade de cirurgião, intervenções. Eram mais clínicos gerais. O primeiro médico obstetra mesmo fui eu". 

A permanência como médico durou dois anos e alguns meses, em vista da montagem do primeiro consultório na Rua João Pessoa, edifício da Casa Cristal. Não teve problema de conquistar uma razoável clientela de imediato, pois só assim procedeu na mudança de vida profissional, após um bom tempo de residente, fortalecido pelo conceito que tinha perante a classe médica, responsável por inúmeras indicações. O tempo de folga da época de solteiro era preenchido com animadas conversas acontecidas na Ponte do Imperador, com dois amigos que conquistou. Lauro Porto e Clóvis Conceição.
 
É testemunho vivo de todo o processo da Obstetrícia em Sergipe, sendo o primeiro obstetra a fazer cesárea em Sergipe.
 
"O Dr Augusto Leite era quem fazia as cesáreas. A técnica dele era superada. Quando eu acabei de fazer a primeira em Sergipe, fazendo uso da experiência de outras do tempo da maternidade de Salvador, Dr Augusto chegou e me disse: eu senti um alívio, pois para mim era um sacrifício muito grande".
 
Hugo dá continuidade à sua clínica em sala que adquire no Edifício do Hotel Palace, passa a trabalhar no IAPC, conquista de emprego por concurso e segue em frente sua carreira.
 
Dispondo de uma clínica de muito movimento, pensa na possibilidade de partir para um empreendimento via construção. Em sociedade com o sogro Manelito Aguiar, o amigo e médico Gileno Lima e mais outro médico Ciro Tavares, concretiza o sonho com a inauguração da primeira clínica particular em Sergipe exclusivamente para obstetrícia e ginecologia.
 
Mais adiante se retira da sociedade e monta a Clínica Santa Helena, agora, com participação exclusiva da família. Fez parte da fundação da faculdade de Medicina de Sergipe e teve na faculdade uma outra história de vida. Só deixou a sala de aula por conta da aposentadoria.
 
Foi fundador da Sociedade Médica de Sergipe e seu presidente por dois períodos, presidente do Clube dos Médicos e o primeiro presidente do Conselho Regional de Medicina.
 
O consultório, clientela e tudo mais, passaram para a filha Eline.
 "Ter uma filha como continuidade do meu trabalho é um orgulho".

Casou-e com Lúcia Menezes em 1952, com quem teve quatro filhos: Eliane, Eline, Ana Paula e Hugo Filho.

Hugo Gurgel faleceu no ano de 2015 aos 92 anos, deixando um legado na história da medicina sergipana.