Primeira cirurgia fetal em Sergipe é realizada na Clínica Santa Helena

A Clínica Santa Helena foi palco no dia 01/05, de um procedimento inédito em Sergipe. Uma cirurgia realizada para salvar a vida de duas irmãs que ainda se encontram na barriga da sua mãe.

A cirurgia chamada de Fetoscopia foi realizada pelo renomado especialista em Ginecologia e Obstetrícia com ênfase em Medicina Fetal, Maurício Saito, que reside e atua em São Paulo e pela médica obstetra Susana Hora. 

As irmãs, que compartilham a mesma placenta, precisaram ter vasos separados durante a formação porque estavam com o desenvolvimento comprometido. Uma delas recebia menos sangue e, com isso, não tinha um bom desenvolvimento e a outra recebia muito sangue, por isso, corria risco de sobrecarga cardíaca. De acordo com a obstetra Susana Hora, a sensação de dever cumprido é indescritível. “Poder realizar este procedimento aqui é realmente uma grande felicidade. A cirurgia foi ótima e a perpectiva de evolução das meninas, também. Agora, elas poderão se desenvolver de maneira independente, como em gestações únicas, onde não se compartilha a mesma circulação sanguínea”, explica.

A Clinica e Maternidade Santa Helena se sente honrada em poder participar desse enorme avanço para a Medicina fetal em Sergipe!

Confira a reportagem completa realizada pela Tv Sergipe:http://g1.globo.com/se/sergipe/setv-1edicao/videos/t/edicoes/v/primeira-cirurgia-fetal-foi-realizada-em-sergipe-nesta-quarta-feira/7582365/