Exames e Serviços

Cardiotocografia

Exame que consiste no registro gráfico dos batimentos cardio fetais, dos movimentos fetais e das contrações uterinas e ainda das relações entre eles. Tem a finalidade de diagnosticar as hipoxias e/ou anóxias fetais nos períodos ante parto ou intra parto.

Deve ser realizado em idades gestacionais a partir de vinte e oito semanas onde já existe maturidade do sistema nervoso simpático e os fetos se encontram viáveis. Suas principais indicações estão nas gestações onde existem patologias fetais e /ou maternas que possam favorecer um estado de hipoxemia fetal como sindromes hipertensivas, diabetes Mellitus, restrições de crescimento fetal, etc.

A grande virtuade deste exame é o baixo custo, a facilidade de execução e interpretação podendo assim diagnosticar e evitar grandes anoxias intra uterinas com desfechos desfavoráveis para a mãe, fetos e obstetras.

Este registro pode ser realizado de forma eletiva e /ou urgência, a paciente estando alimentada e colocada em posição correta (semi-fowler), fixados os captadores de contrações e batimentos cardíacos fetais como também instruído a paciente a registrar os movimentos fetais, ativado o cardiotocográfo a registrar em papel específico na velocidade constante de um período variável de no mínimo vinte minutos a depender do resultado.

O registro deve ser analisado por médico responsável pelo setor assim como elaborado seu laudo para ser encaminhando ao médico assistente.

Realizado de segunda à quinta-feira das 13:00 às 16:00 hs.

Maiores informações e agendamento através do nosso Call Center: 79 3216-1318 e 79 3216-1319. 

Clínica Santa Helena - Rua Frei Paulo, 331 - Aracaju/SE - Telefone: (79) 3216-1400
Acompanhe a Clínica Santa Helena no Facebook