Exames e Serviços

Scan Duplex Arterial e Venoso

Scan Duplex Arterial

O dusplex-scan (também chamado de "Doppler") é um exame derivado da ultrassonografia, bastante utilizado na avaliação dos vasos sanguineos e suas doenças. Porém ao contrário da ultrassonografia convencional, que apenas apresenta imagens, o duplex-scan é um exame muito mais complexo.

Este exame fornece 3 tipos diferentes de informação ao médico.Primeiramente ele constrói a imagem do vaso sanguineo, idêntica a uma ultrassonografia comum, que dependendo do modelo do aparelho pode ser até tridimensional.Essa imagem é importante na avaliação do calibre do vaso, além de permitir a visualização de coágulos e estreitamentos em seu interior.Em segundo, o duplex avalia a velocidade e a direção do fluxo do sangue.Estas informações de fluxo são extremamente importantes, pois revelam a presença de estreitamentos ou obstruções nas artéria, além de sinais de refluxo nas veias que podem ser encontrados em alguns casos de varizes de membros inferiores. Por último, o exame fornece uma imagem artificial colorida do fluxo sanguineo, que facilita a identificação de pequenos vasos, expõe o sentido do fluxo do sangue, e pode mostrar áreas de turbulência deste fluxo, o que pode ser indicativo de alterações no vaso.

As 3 ferramentas unidas (image fluxo cor), podem ser utilizadas simultaneamente, tornando o exame de duplex-scan bastante sensível, atingindo um alto grau de confiabilidade no diagnóstico de várias doenças vasculares, tais como abstruções vasculares arteriais dos membros e do cérebro, trombose venosa profunda e doenças nas artérias dos rins. O duplex é também importante no planejamento da cirurgia de varizes pois complementao exame médico, localizando com exatidão as veias que estão disfuncionais e necessitam ser removidas cirurgicamente.

Outra qualidade é que este é um exame não invasivo, ou seja, não há neceidade de punções com agulhas ou ingestão de medicamentos.Também não há exposição do paciente aos raios X, uma vez que o duplex-scan utiliza ondas sonoras para obter suas informações, sendo também completamente indolor.

Scan Duplex Venoso

A razão mais importante para a realização de um exame duplex scan venoso dos membros inferiores é procurar um coágulo de sangue, que se localiza nas veias da perna, nos casos de trobose venosa.Estes coágulos podem se soltar e seguir para os pulmões, onde podem causar uma condição de risco chamada de "embolia pulmonar". Se diagnosticado em tempo, existem tratamentos que podem impedir esta ocorrência.

Mas, a razão mais frequente e comum pela qual esse exame é realizado é a avaliação de quadros de edema secundário a varizes dos membros inferiores, principalmente quando se deseja indicar uma cirurgia, ou avaliar se existe comprometimento do sistema venoso profundo.

Em pessoas com veias varicosas, as válvulas que existem no interior das veias e que facilitam o movimento do sangue na direção certa, podem estar danificadas.O exame de duplex-scan venoso pode ser importante para ajudar a definir uma indicação cirúrgica.

Outras indicações para a realização do exame, seja nos membros inferiores ou superiores, são:

- Mapear veias que serão removidas e utilizadas em outros procedimentos cirúrgicos, como na retirada das veias safenas na cirurgia cardíaca, para implante de pontes de safena;

- Examinar um exerto cascular usado em procedimentos de hemodiálise, para verificar se está funcionando ou não, de modo adequado;

- Como método auxiliar para ajudar nos casos de cateterismo venoso de uma veia de grosso calibre.

                             Maiores informações e agendamento dos 2 exames pelos telefones: 79 3216-1437 ou 79 3216-1478

Clínica Santa Helena - Rua Frei Paulo, 331 - Aracaju/SE - Telefone: (79) 3216-1400
Acompanhe a Clínica Santa Helena no Facebook