Serviços Especiais

Medicina Fetal

A Clínica Santa Helena que sempre oferece o que há de mais moderno no acompanhamento da paciente ginecológica e do binômio mãe-feto, com intuito de proporcionar uma avaliação cada vez mais acurada da gestação, dispõe agora do serviço de Medicina Fetal.

O que é Medicina Fetal?

Um segmento da Obstetrícia destinado à avaliação do concepto quanto à sua viabilidade e vitalidade. Para tanto, torna-se necessária à interação entre Obstetra, Fetólogo, Neonatologista e Paciente.

A avaliação do binômio mãe-feto inicia-se através de anamnese minuciosa da gestante, buscando identificar se a gestação é de baixo ou alto risco, direcionando um adequado aconselhamento genético. Segue-se, então, a utilização de um recurso propedêutico cada vez mais utilizado em Obstetrícia: a Ultra-sonografia. Tal recurso, aplicado em avaliação embrio-fetal é estratificada em diferentes níveis, a saber:

Nível I: - básico (avaliação biométrica mínima associada à quantidade de líquido amniótico e localização placentária)
Nível II: - patológico ou morfológico (pesquisa de anomalias fetais diagnosticadas em exames de nível I)
Nível III: - genético-fetal (realizado em centro de Medicina Fetal e presta-se a retificar ou ratificar eventuais anomalias, indicar propedêutica ou tratamento e tentar estabelecer prognóstico).

A Medicina Fetal baseia-se na realização de procedimentos não-invasivos (USG nível III, Dopplerfluxometria) e procedimentos invasivos, tendo eles como base a realização de ultra-sonografia. O segmento da gestação, através de realização de ultra-sonografias em períodos ideais, consegue diagnosticar em torno de 80% destas más formações: aproximadamente 2 a 3% dos RN são portadores de algum tipo de má formação, sendo tal parcela responsável por 20% da mortalidade neonatal.

Este serviço é oferecido na Clínica Santa Helena sob a coordenação da Dra. Maria Carolina Maia, especialista em Medicina Fetal (Fetus), Ginecologista e Obstetra.

Para maiores informações ou marcação de exames:

Segunda à sexta - 7:00 à 20:00
Sábados - 7:00 à 12h

Pelos números: 3216-1409 ou 3216-1490

Clínica Santa Helena - Rua Frei Paulo, 331 - Aracaju/SE - Telefone: (79) 3216-1400
Acompanhe a Clínica Santa Helena no Facebook