Exames e Serviços

Ecodopplercardiograma e Ecodopplercardiograma Fetal

Tipos de Ecocardiograma

  • Scan Doppler MMII
  • Scan Doppler Carótidas e Vértebras
  • Ecocardiograma com Stress

Ecocardiograma Fetal

Dentre as más-formações possíveis no feto, as cardíacas são as mais frequentes. Em decorrência deste fato, a medicina moderna disponibiliza o diagnóstico pré-natal através do Ecocardiograma Fetal com Mapeamento Colorido.

Estatísticas mundiais comprovam um caso de cardiopatia para cada 100 neonatos. Intra-útero a incidência é ainda maior. Infelizmente 50% dos casos são considerados graves e podem evoluir para óbito ainda na vida fetal ou necessitarem de tratamento cirúrgico nos primeiros dias de vida. O prognóstico, nestes casos, está diretamente relacionado com a precocidade do diagnóstico, planejamento do parto e conduta clínica e/ou cirúrgica.

O Ecocardiograma também é diagnóstico para as alterações funcionais decorrentes da hipóxia.

As taquiarritmias constituem emergência em cardiologia, pois podem levar ao óbito em horas. Faz-se tratamento eficaz com administração de antiarritmicos à mãe ou mesmo pela cordocentese.

Esclarecimentos sobre o exame:

Qual a época ideal para a solicitação?

Por via abdominal, o exame pode ser realizado a partir de 18 semanas; contudo, no período da 24ª até a 32ª semana são obtidas as melhores imagens.

Quem deve ser submetida ao exame?

Todos os fetos devem ter o seu coração detalhadamente analisado. Em 80% dos casos não há qualquer fator de risco previamente identificado; contudo, pacientes diabéticos, hipertensos, com disfunções hormonais, uso prévio de substâncias teratogênicas, infecções, etc... tem maior probabilidade de acontecimento cardíaco.

Qual a importância do diagnóstico de uma má formação simples?

Estas cardiopatias estão associadas em 50%, à má-formação em órgãos e/ou crossomopatias.

Ultrasson Morfológico dispensa o Eco-Fetal?

Desde que projeções mínimas tipo: vias de saída do ventrículo direito demonstrando cruzamento habitual das grandes artérias; via de saída do VE e quatro câmaras sejam realizadas constitui fonte essencial de triagem para exame com especialista. Contudo, pesquisa de pequenas comunicações interventriculares, coarctação da aorta etc... resultam em tempo de exame e transferem a responsabilidade para o médico executor.

O trabalho multidisciplinar sempre traz como resultado uma melhor qualidade de medicina.

A Clínica e Maternidade Santa Helena disponibiliza à classe obstétrica o diagnóstico pré-natal com o uso de equipamento técnico de última geração e encontra-se preparada com os recursos indispensáveis à assistência do parto e dos cuidados em UTI especializada para o bebê cardiopata. Pediatras, enfermeiras, fisioterapeutas, cardiopediatra e demais subespecialistas na área infantil encontram-se em regime 24 horas de plantão.

O serviço de Ecocardiograma da Clínica Santa Helena tem co-responsável técnico Dr. André Luís Moura Sotero, médico cardiologista especialista em Cardiologia Pediátrica e Fetal.

Marcação de exames:

Segunda a Sexta no horário das 07:00 as 18:00hrs

Telefone.: (79) 3216-1437 / 3216-1478

Clínica Santa Helena - Rua Frei Paulo, 331 - Aracaju/SE - Telefone: (79) 3216-1400
Acompanhe a Clínica Santa Helena no Facebook